Antes de começar a falar da obra em si, preciso falar da autora Vanessa Bencz. Eu conheci ela e sua obra através de um grupo no Facebook chamado Minas Nerds. A ideia da Nessa era fazer um sorteio para quem comentasse no post dela, mas quando eu disse que queria fazer resenha d’ A Menina Distraída aqui no NerdSide Blog, ela não hesitou em me mandar dois exemplares de presente, um autografado pra mim e outro para presentear alguém ou fazer sorteio aqui.
Vanessa Bencz é uma jornalista de Joinville/SC e autora dos livros Relato do Sol, Memórias de uma Jornalista Distraída, A Menina Distraída e, em breve, Leia Quando Chegar em Casa. Nessa se descreve em sua página do facebook como “ativista social em busca da manutenção da paz, do respeito e da empatia para a próxima geração”.
Quando era pré-adolescente, a Tia Nessa foi apelidada de ‘garota distraída’ porque tirava notas muito baixas na escola. Desde criança sofria muito com bullying na escola e somente na adolescência foi diagnosticada com TDAH, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Ela passou por muitos anos sendo discriminada e ridicularizada por não conseguir atingir notas satisfatórias. Professores e colegas de turma a rotularam como uma aluna insuficiente.
Um episódio marcante, além dos apelidos pejorativos, foi quando aos 14 anos uma professora pegou um desenho dela e mostrou para a turma dizendo: “Olha que vergonha Vanessa. No máximo, você será uma cartazista de supermercado”. Que close errado, hem?
E foi assim que a menina distraída Vanessa Bencz transformou suas experiências em uma história em quadrinhos.
“Escrevo para te contar que todas as vezes que você fechou os olhos sobre o travesseiro, outro mundo se abriu, e você nunca se deu conta. Escrevo para te informar que os tropeções que você levou na escada, a vida inteira, serviram para dilatar os golpes das suas veias. Escrevo urgentemente para te deixar ciente de que seus lençóis valem mais do que o seu dinheiro. Sacuda o lençol quando chegar em casa. Cabelos, cílios, moedas e preces vão cair no chão, é a história da sua vida. Escrevo de forma masoquista para te dizer que a vida é feita por dois rios. Um vem, outro volta”.
Vanessa Bencz
Atualmente, a Tia Nessa circula por aí fazendo palestras sobre bullying em escolas da sua região, mas tudo começou quando uma amiga que era professora de escola pública a convidou para falar sobre a importância da leitura para uma turma de 6ª série. Desde muito jovem, Vanessa era apaixonada por desenho e literatura, tendo sido muito influenciada por Harry Potter.
Ela acabou aceitando fazer a tal palestra, sem nem imaginar que aquilo mudaria sua vida para sempre. Na palestra, ela acabou nem falando sobre leitura: se focou no tema “bullying”, pois percebeu que alguns alunos daquela turma praticavam muito toda a violência que ela havia sofrido quando era criança.
Quando terminou a palestra, a Tia Nessa acabou conhecendo uma aluna que ficou tocada por sua palestra e decidiu se abrir com ela: ela praticava automutilação. Emocionada com a história da menina, Vanessa decidiu ajudá-la. Quando foi convidada para repetir a palestra, dessa vez para a 7ª série, Nessa conheceu teve contato com outra estudante que cometia automutilação. E pior: ela sofria abusos sexuais dentro de casa.
Eu acompanho o Facebook da autora e, caramba, as histórias que ela presencia quase que todos os dias são muito fortes. Não sei se eu teria estabilidade emocional para vivenciar tudo que ela que já vivenciou.
Mesmo após sofrer com o trauma de não ter conseguido ajudar uma das meninas, ela decidiu que continuaria fazendo palestras para ajudar outros jovens. Um dia, um professor deu a ideia de fazer um livro falando sobre bullying e foi assim que nasceu ‘A Menina Distraída’.
O projeto foi financiado pelo Catarse e mais palestras começaram a bombar pelo Brasil inteiro. E uma única coisa mudou desde então, o foco da narrativa agora não é mais sobre o bullying e sim sobre a importância da empatia. Vanessa já tem mais de quatro anos de palestras e, da última vez que ela mencionou o número, estava rumo à palestra 666!
Sinopse: A Menina Distraída - Leila tem 14 anos, treina kung fu, é apaixonada por desenhar e, obviamente, é distração em pessoa. Ela não resiste a uma boa janela. O passarinho que pousou na árvore é mais interessante que o professor de matemática ou as placas tectônicas da aula de geografia. Em vez de prestar atenção nas aulas, ela fica desenhando e, pra lidar com o tédio, cria uma super-heroína perfeita, a Mulher Raio.
A consequência disso é que a garota não consegue mais tirar notas boas. As coisas pioram quando ela recebe a primeira nota zero. Leila vai ter que lidar com o bullying dos colegas e com os apelidos maldosamente criativos que vão minar a motivação dela, já baixa. Mas a coisa fica séria mesmo quando ela precisa confrontar o bully da turma, um valentão chamado Samuel que vai preparar uma bela sacanagem com a protagonista.
É a partir daí que Leila resolve assumir as características de força e motivação da Mulher Raio e encarar o garoto. Ela vai enfrentar, também, suas próprias limitações como uma pessoa com transtorno de déficit de atenção (TDAH).
A protagonista da HQ é Leila, uma menina de 14 anos que ama desenhar e treinar Kung Fu. Mas as coisas ficam bem difíceis para ela quando tira a primeira nota zero.
Além de sofrer bullying dos colegas e até do professor, ela ainda precisa lidar com o castigo que recebe dos pais por tirar notas ruins, a rejeição dos amigos e também precisa enfrentar as dúvidas que surgem a respeito de si mesma.
Aos poucos Leila vai encontrando ajuda em pessoas que cruzam seu caminho por um motivo ou outro e se surpreende por encontrar compreensão em pessoas as quais ela sempre foi ensinada a temer, mas que na verdade só querem lhe ajudar a entender o que ela tem e como lidar com isto.
A HQ não é muito grande, tem apenas 100 páginas, e apesar de o roteiro ter sido muito bem trabalhado pela Vanessa e pelo Fabio Ori, os personagens secundários não são muito explorados. Apesar disso, a HQ conta com ilustrações belíssimas e cores vibrantes!
Mas, na minha opinião, o que importa de verdade é a mensagem passada e isso a Menina Distraída e a Mulher Raio fazem muito bem. Além da mensagem sobre o bullying em si, a HQ fala sobre uma outra questão muito importante: o papel libertador da educação.
A obra conta também com seis páginas de relatos emocionantes escritos por alunos e amigos, pessoas de todas as idades e que em algum momento de suas vidas foram levadas a se sentirem mal por serem quem são.
Projeto ‘Em Nome da Paz’
O projeto “Em nome da paz” estreará no cartase, plataforma de financiamento coletivo, no dia 26 de agosto. A ideia é arrecadar fundos para uma viagem que percorrerá escolas públicas de sete estados do o Brasil. Além das palestras, a jornalista pretende documentar a viagem através de vídeos.
A escritora e palestrante precisará arrecadar cerca de R$ 15 mil para percorrer em um mês algumas unidades de ensino público dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal.
“Eu faço palestras há quatro anos, o desafio que eu encontro é que as escolas que mais precisam não tem verba, são escolas públicas, muitas vezes vítimas do sistema e da violência. Como eles não têm dinheiro para me levar, muitas vezes eu tiro do meu bolso, faço vaquinha entre os professores, às vezes até alunos ajudam, então surgiu a ideia de fazer o projeto e percorrer esses ambientes estudantis.”
A escritora também será uma das palestrantes do Social Media Week, evento sobre Mídias Sociais, que acontece entre os dias 12 e 16 de setembro em São Paulo.
Para ajudar no projeto basta ficar de olho na página da autora no Cartarse.
Sorteio
Para participar do sorteio é muito fácil: basta seguir todas as regras e cruzar os dedos!
Regras
- Deixar um comentário com seu nome e e-mail para contato; - Seguir as regras do formulário; - Residir no Brasil; - O ganhador será informado por e-mail e terá um prazo de 3 dias corridos para responder com seus dados, caso contrário, será feito um novo sorteio. - Não nos responsabilizamos por danos ou extravios durante o transporte/entrega.
Gostaria de agradecer a Vanessa pela oportunidade de conhecer este projeto incrível. Quando menos esperamos, quando já perdemos todas as esperanças, sempre encontramos alguém iluminado pelo caminho. E esse alguém pra mim foi a Nessa. Hoje, dia 17/08, é aniversário dela, uma pessoa que vem presenteando o mundo todo com seus dons. Que seu trabalho espalhe ainda mais amor por muito tempo e, claro, pode contar com comigo e o NerdSide para ajudar a levar essa mensagem adiante.
Contato: vbencz@gmail.com | Perfil no Facebook
0 Comentários:
Postar um comentário