-->
Hot!

Conheça a Chameleon Circuit, uma banda sobre Doctor Who


Escute a banda enquanto lê este artigo!


Muita gente não sabe, mas existe uma categoria musical dedicada a nós, nerds deste minúsculo planeta chamado terra. Trata-se da Nerd Music (também conhecida como Geek Music), uma categoria que se divide em diversos gêneros e sub-gêneros que serão abordados na coluna de música do #NerdSideBlog.

Mas o gênero vai muito além dos jogadores de Guitar Hero que se acham estrelas do rock. Este gênero musical que cresceu a partir da cultura nerd; são diferentes estilos que compartilham o mesmo terreno comum. 

O exemplo mais antigo desse som é o Filk, gênero surgido a partir da década de 1950, que era composto por músicas e paródias interpretadas por fãs em convenções de ficção científica. Perto do final do século 20 e início do século 21, outros estilos de música foram desenvolvidos, como o Chiptune (música feita com sons de videogames e computadores antigos), Nerdcore (um subgênero do Hip-hop) e Nerd-folk (um subgênero do folk contemporâneo).

Mas hoje o nosso foco será a banda Chameleon Circuit, de Trock (Time Lord Rock) um subgênero do Geek Rock baseado na série de ficção científica Doctor Who. Sim, existe um gênero musical tão específico!

Em 1988, a banda britânica de Dance/Techno The KLF lançou o single Doctorin ‘o Tardis sob o nome da banda alternativa The Timelords, que alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e alcançou boas posições em outros países. No entanto, o grupo nunca mais lançou qualquer outra coisa sob este nome e nem mesmo com o mesmo assunto. Assim como nem uma outra banda comprou a ideia.


Doctor Who só voltou a ser tema de música em 2008, quando Alex Day, um YouTuber e fã de Doctor Who, se inspirou no crescente fenômeno do Wizard Rock(formado a partir de Harry Potter, gênero que também será abordado em nossa coluna) para começar a escrever canções sobre Doctor Who.

Charlie McDonnell, também um fã, fez o mesmo, e lançou publicou em sua conta do YouTube uma performance acústica de Blink.  Combinado com os vloggers escocês Liam Dryden e Chris Beattie, eles formaram a primeira banda de rock Time Lord, Chameleon Circuit.

Com a adição dos vloggers escoceses Liam Dryden e Chris Beattie, foi formada a Chameleon Circuit e imediatamente começou-se a trabalhar em seu primeiro álbum. Apesar de alguns contratempos com o produtor do álbum que se recusou a terminar o trabalho, o disco foi lançado pela DFTBA Records e recebeu boas críticas, mesmo estando incompleto.

No final de 2010, os membros da Chameleon Circuit anunciaram que já estavam trabalhando em seu segundo álbum, com o YouTuber americano Michael Aranda como produtor. Em janeiro de 2011, foi anunciada oficialmente a saída de Chris Beattie da banda, assim como a entrada de Ed Blann como substituto. O segundo álbum foi nomeado Still Got Legs! (em referência à exclamação do 11th Doctor depois de sua regeneração).


Em abril de 2011 a banda novamente teve problemas com o produtor: após uma viagem para a França, Aranda teve sua entrada de volta no Reino Unido recusada. A banda criou até mesmo uma petição online para ajudá-lo a re-entrar na Inglaterra, e foram bem sucedidos. Conseguiram com que ele fosse liberado, mas apenas durante uma semana. No fim das contas, a Red Bull se ofereceu para levar a banda para Paris e completar a produção do álbum, que foi lançado via DFTBA em 2 de julho de 2011.

Como parte da Geek Week do YouTube em agosto de 2013, a Chameleon Circuitlançou o vídeo da música para a faixa Teenage Rebel, que foi filmado em parte no set da TARDIS usado na série de TV. Um segundo vídeo, dessa vez para The Doctor Is Dying, foi lançado pela banda em novembro de 2013 como parte da comemoração do Especial de 50 anos da série. Em janeiro de 2014, em resposta a uma pergunta de um fã em seu Tumblr, Alex Day confirmou que Ed Blann tinha decidido deixar a banda. Ainda não foi anunciado nada sobre o futuro da banda, mas a expectativa é que eles voltem a se reunir no futuro.

E aí, Whovians, vocês já conheciam a banda? Minha música favorita deles é Blink, música inspirada no episódio de mesmo nome. 

Gostaram de saber que existem bandas inspiradas em produções da cultura nerd? Deixem seus comentários e contem pra gente se vocês querem ver mais posts assim aqui no #NerdSideBlog!

0 Comentários:

Postar um comentário