
É inegável que os livros de youtubers se tornaram uma febre no mercado editorial brasileiro. E embora essa definitivamente não seja o tipo de leitura que eu normalmente goste de fazer, este acabou por ser um dos grandes lançamentos do ano pra mim.
Primeiramente, antes que alguém apareça dizendo que o conteúdo do livro não acrescenta nada em nossas vidas ou que este tipo de livro impede que grandes autores sejam publicados, gostaria de dizer que:

Os livros de YouTubers e celebridades em geral literalmente salvaram o mercado editorial em 2016, assim como foi com os livros de colorir em 2015 e com os livros eróticos antes disso. Então, se você quer que sua editora favorita continue publicando aquela saga de fantasia marota que você ama, é melhor se acostumar a ver os grandes sucessos editoriais nas vitrines.
Livro, apesar de ser amor e poesia, também é negócio e vive do lucro. Mas não é só porque muita gente compra livros de youtubers que as editoras vão parar de publicar sci-fi. Exemplo gritante disso são as editoras Aleph e Darkside (que aliás tem um livro da youtuber americana Caitlin Doughty), ou mesmo títulos como Imperfeitos, da autora Cecelia Ahern, lançado pela própria Novo Conceito.

Depois de esclarecer a importância do famigerado ‘livro de youtuber’, a segunda coisa a deixar clara é que Pipocando não é um ‘livro de youtuber’. Ou pelo menos não é um livro de youtuber comum.
Bruno Bock e Rolandinho são os criadores do canal no youtube Pipocando e o grande diferencial aqui está no fato de que ninguém liga pra quantas namoradas eles tiveram na adolescência. O grande foco do livro está nos perrengues que ambos precisaram enfrentar para transformar o Pipocando no maior canal de cinema da América Latina.
Dois jovens cheios de sonhos e ideias, assim como eu e você, que na base de muita dedicação e café, transformaram uma ideia em algo inovador que mudou a vida de ambos para sempre.
De uma maneira geral, o livro serve como um manual com dicas para quem pretende se jogar no mundo do youtube. Como está nos nossos planos transformar o NerdSide em um canal, nós definitivamente ficamos interessados no livro assim que ele foi anunciado, principalmente por sermos ambos inscritos e admiradores do trabalho feito pelos dois.
De uma maneira geral, o livro serve como um manual com dicas para quem pretende se jogar no mundo do youtube. Como está nos nossos planos transformar o NerdSide em um canal, nós definitivamente ficamos interessados no livro assim que ele foi anunciado, principalmente por sermos ambos inscritos e admiradores do trabalho feito pelos dois.
![[feature] Bruno Bock e Rolandinho image](https://68.media.tumblr.com/a825d6a4dd9cd5c0b5117a3047159569/tumblr_inline_oejx32gX3s1tb7gy8_500.png)
O livro se divide em quatro partes:
Biografia, onde o Rolandinho e o Bruno Bock fazem biografias de si mesmos e nos contam as histórias da sua infância, adolescência e dos dias atuais que os transformaram em quem são hoje;
Curiosidades/Bastidores, parte do livro que é um prato cheio para os fãs do canal e onde é revelado bastante sobre a equipe por trás do canal e várias curiosidades sobre alguns vídeos postados;
Crônicas, onde os autores escrevem crônicas com uma pegada mais pessoal, mas com temas que remetem bastante ao canal. Meus favoritos sem dúvida foram “Uma noite escrita por Alfred Hitchcock” e "Fazer o que ama ou amar o que faz?“.
Tutorial, ou ‘O Manual de Sobrevivência do Youtuber’, onde os autores promovem um tsunami de dicas bastante úteis para você que tem/ou pretende ter um canal e quer que ele faça tanto (ou até mais) sucesso como o deles fez e ainda faz.

Outro ponto muito positivo do livro é a quantidade de referências à cultura pop presentes a cada página, seja na divisão de capítulos - que contém ilustrações divertidíssimas, ou nas piadas feitas pelos próprios autores.
Apesar de todo o clima leve e divertido, o livro passa uma mensagem bem clichê no fim das contas: nenhum sonho é grande demais, desde que você esteja disposto a lutar com unhas e dentes para conseguir tal feito.
Com uma edição impecável e deslumbrante, um humor tão bom quanto cheirinho de pipoca e referências cinematográficas cheias de manteiga, Pipocando é um excelente livro que indico a todos aqueles que procuram por uma leitura leve, divertida e ao mesmo tempo inspiradora.
Para completar ainda mais a experiência de leitura, eu e o Pedro tivemos o prazer de conhecer os dois autores durante o lançamento do livro na Bienal do Livro de São Paulo, o que nos rendeu fotos, autógrafos e um emocionante “Não desistam!” vindo dos dois.
![]() |
Pedro com Bruno Bock (à esquerda) e Rolandinho (à direita) |
![]() |
Eu, cansadíssima após rodar o evento inteiro, com Bruno Bock (à esquerda) e Rolandinho (à direita) |

0 Comentários:
Postar um comentário